Igreja de Lavras reabre as portas após obras de restauração

A noite da última sexta-feira, 22, foi muito especiais para os fiéis católicos do bairro Vale do Sol e adjacências que puderam prestigiar a tão aguardada conclusão das obras de restauração estrutural da Igreja de Santa Rita de Cássia, pertencentes a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lavras. A missa foi celebrada pelo administrador paroquial, Padre Samuel Carvalho Detomi, que pode presenciar juntos dos amigos e fiéis a reabertura do templo religioso após uma reforma estrutural, artística e litúrgica.

Padre Samuel Detomi proferiu, no decorrer da celebração litúrgica, às devidas bênçãos sob os fiéis e ao novo espaço reinaugurado. “Foi com sentimento de gratidão que concretizamos o sonho da Comunidade Santa Rita de Cássia da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de ter seu templo reformado. O primeiro passo da obra foram as construções da sacristia, Capela do Santíssimo, banheiros e salas de catequese. Depois a obra aconteceu no interior da Igreja. Foram feitas modificações: ampliação do presbitério, abertura de uma porta lateral, ampliação das janelas, construção de uma torre para sino, dentre outros detalhes. A reforma foi conduzida pela arquiteta sao-joanense, Ignêz Filipino, e as pinturas pelo artista lavrense Alexandre Reis de Souza. A arte da Igreja sinaliza para a videira, cujo milagre aconteceu pelas mãos de Santa Rita de Cássia, ao regar um galho seco com paciência que se transformam numa vistosa videira que existe até hoje. A Igreja também acolheu uma nova imagem da padroeira, que foi esculpida no Rio Grande do Norte, pelo artista Lucas Córdula”, explica o sacerdote.

A cerimônia contou com a bênção da Porta Principal, bênção da Cruz, do novo ambão da Palavra, bênção e unção do novo Altar, incensação das paredes da Igreja e bênção da Capela do Santíssimo Sacramento. Centenas de fiéis se fizeram presentes, gratos por todo trabalho realizado, assim como padre Clayton Nogueira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também da cidade de Lavras.

 

Foto: Wellington Dias / Pascom | Informações: Cidade em Foco