Igreja de Matozinhos, da cidade de Lagoa Dourada, reabrirá suas portas após restauração

A Paróquia de Santo Antônio vai reabrir as portas da igreja do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, na cidade de Lagoa Dourada, após um minucioso trabalho de restauração empenhado nessa singela igreja histórica. A programação festiva vai ter início no dia 28 de dezembro e segue até o sábado, dia 30, contando com celebrações de missas, concerto de coro e orquestra, procissão e Te Deum laudamus.

Segundo o pároco e incentivador da obra, Padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, “Tudo foi em prol da valorização da identidade que nos une como lagoenses e, sobretudo, para preservar o local sagrado onde, em comunhão com toda a Santa Igreja, celebramos, a cada Santa Missa, o Memorial da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse prestigioso evento de reinauguração serão também apresentadas as obras do Mestre de Lagoa Dourada, ícone artístico desta cidade, cujo patrimônio inestimável de arte sacra constitui um valoroso instrumento do qual esta Igreja particular utilizou, ao longo dos anos, para anunciar a Boa Nova do Evangelho. Com efeito, como ensinava São João Paulo II, para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. De fato, deve tornar perceptível e até o mais fascinante possível o mundo do espírito, do invisível de Deus (Carta aos Artistas, 1999)”, pontua.

A antiga capela do Senhor do Bom Jesus foi destruída, em 1905, por vandalismo. A nova igreja, mal construída começou a ruir e novamente foi fechada. Só em 30 de maio de 1911 foi iniciada uma nova construção, feita também pelo empreiteiro Augusto Buzatti. Acompanhando a subida para a Igreja do Senhor Bom Jesus, estão painéis com os passos da Via Sacra aplicados em graciosas muretas construídas de tijolinhos.