Igreja de São Gonçalo Garcia fecha as portas para obras de restauração

Mais uma igreja de São João del-Rei fecha suas portas para restauração. Após a celebração da festa de Santa Luzia, a Igreja de São Gonçalo Garcia dará início suas obras. Sendo assim, as celebrações da Santa Missa realizada aos domingos, às 9h30, passarão a ser celebradas na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores. A mudança começa a valer a partir deste domingo, dia 21 de dezembro.

Construída em 1936, no lugar de uma antiga capela do ano de 1772, a Igreja de São Gonçalo Garcia adota características neoclássicas, perceptível pela sua fachada de linhas curvas, torre única e central, o adro e escadaria. O seu interior possui grande destaque, com as imagens de São Gonçalo, São Francisco de Assis e a Santa Joana D’Arc.

As obras fazem parte dos investimentos em preservação do patrimônio histórico de São João del-Rei, que já recebeu cerca de R$ 73 milhões do Governo Federal, por meio do IPHAN. Além da Igreja de São Gonçalo Garcia, também estão sendo restauradas as igrejas de São Francisco de Assis, Senhor Bom Jesus do Bonfim e Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário também foi contemplada.

Os recursos fazem parte do Novo PAC, que destinou R$ 730 milhões para 144 obras em 17 estados. Minas Gerais concentra mais de 50 dessas intervenções, em cidades como Belo Horizonte, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Serro. Além das obras, o IPHAN também tem realizado ações de educação patrimonial junto à população, reforçando a importância de cuidar e preservar a história e a cultura da cidade.