Igreja de São João del-Rei reabre as portas após reforma e restauração

O clima de festa tomou conta do Bairro Senhor dos Montes na tarde do último domingo, 25. Fechada ha quase dois anos para reformas e restauros, finalmente a Capela do Senhor Bom Jesus foi reinaugurada. A celebração contou com procissão e missa festiva.

Orçada em quase R$ 500 mil, a obra atendeu problemas de rachaduras, infiltrações e cupins que aterrorizavam o templo construído no século 18. houve reforma no forro, telhado, reboco interno e externo. O altar e outros adornos do interior da capela também foram recuperados.

Segundo o coordenador da Comissão de Obras, Guilherme Diniz, a obra só foi possível devido o empenho e contribuição da população. “Promovemos almoços, jantares, sorteio de prêmios, rifas. Vendemos picolé na praça. Tantas igrejas nos abriram as portas de suas festas religiosas para a gente vender e arrecadar. Até na posse do bispo vendemos pastel na praça. Aproveitamos todas as oportunidades para continuar e não deixar a obra morrer”, disse.

A comemoração contou com uma grande caminhada, saindo da pequena igreja do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em direção ao templo restaurado, além da celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Já nesta segunda-feira, 26, haverá a Sagração da Igreja Matriz às 19 horas. A programação se estenderá até domingo, dia 08, com a celebração do padroeiro. Este ano a festa abordará a temática “Batizados e enviados: a Igreja de cristo em Missão no Mundo”.

Informações: G1

Imagens: Luiz Fernando Zanetti / Marcelo Melo

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).