Igreja festeja Nossa Senhora da Conceição e conclui “Ano de São José”

Foram muitos os fieis que reservaram parte da quarta-feira, 08, para fazer suas orações aos pés da imagem da Virgem Maria. Festejada com o título de Nossa Senhora da Conceição, a devoção a Mãe de Jesus se manteve forte mesmo em tempos de pandemia.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, para vir a ser Mãe do Salvador, Maria “foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão”. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, “cumulada de graça” por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, procla­mado em 1854 pelo Papa Pio IX. Nele, aponta-se que “a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.

Padroeira de seis Paróquias da Diocese de São João del-Rei, Nossa Senhora da Conceição foi festejada em diversas cidades da região. Celebrações de missas, carreatas e bênçãos marcaram as programações.

“Maria é a cheia de Graça, a mulher amada por Deus e agraciada pelo privilegio de ser isenta do pecado para poder, assim, participar de forma total e decisiva como serva disponível e obediente do plano de salvação. A Virgem Imaculada é modelo para nossas comunidades na vivencia do compromisso com o Senhor, sobretudo nesse tempo de advento. Ela nos incentiva a gerar Cristo, torná-lo evidente no nosso dia à dia”, pontou Dom José Eudes Nascimento durante a celebração festiva na cidade de Coronel Xavier Chaves.

Ano de São José

A data também marcou o encerramento do “Ano de São José”. Após 365 dias, em que a Igreja Católica sob exortação do Papa Francisco aprofundou a devoção ao “Pai Adotivo de Jesus”, os fiéis puderam concluir o ano temático junto à festa da Virgem Maria. Em muitos lugares o santo ganhou altares decorados e acompanhou a imagem de Nossa Senhora dos cortejos motorizados.

Durante este ano de 2021, novenas, orações, canções foram dedicadas a São José. Na Diocese de São João del-Rei houve encontros catequéticos em família que evidenciaram a importância do papel de José no seio da Sagrada Família e na história da humanidade, principalmente no que diz respeito ao plano salvífico de Deus Pai.