Igreja festeja São João Bosco e reforça seus ensinamentos através dos Salesianos

A Igreja Católica celebra nesta sexta-feira, dia 31, a memória de São João Bosco, pai e mestre da juventude. O santo nasceu na Itália em 1815 e ficou órfão de pai aos dois anos de idade, mas foi muito bem educado por sua querida mãe Margarida, que muito o ajudou, até mesmo nos seus Oratórios (casas de educação e evangelização) de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Dom Bosco entregou sua vida ao cuidado dos jovens e sabia educar até aqueles com mais dificuldades. Foi ordenado padre em 1841, em Turim.

Dom Bosco fundou duas Congregações religiosas: Os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora. Foi um escritor fecundo. Fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa católica. Exerceu ação de intermediário entre a Santa Sé e o governo italiano e muito ajudou o Papa Pio IX.

Como todos os santos fundadores de Obras religiosas, Dom Bosco teve muitas dificuldades financeiras e opositores. Sua pedagogia, baseada na alegria e na bondade, tornou-se universal. Era a prática do Método Preventivo (ao invés do repressivo!), um método pedagógico simples e eficaz para educar a juventude.

Veio a falecer no dia 31 de janeiro de 1888, com 73 anos incompletos. Sua beatificação aconteceu em 1929 e foi canonizado em 1934.

 

A presença salesiana na região

Os salesianos chegaram no Brasil no dia 14 de julho de 1883, através da iniciativa de Dom Pedro Maria de Lacerda, bispo do Rio de Janeiro, que foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco o envio dos salesianos para a sua diocese. Na época, 1877, a Sociedade de São Francisco de Sales tinha 18 anos de fundação e já estava presente na Argentina e no Uruguai.

Eram sete sacerdotes, coordenados pelo inspetor padre Luís Lasagna. Em razão de um surto de febre amarela que assolava a capital fluminense, estabeleceram-se em Niterói, onde hoje funciona a primeira escola salesiana no país, o Colégio Santa Rosa.

 

Em São João del-Rei…

Nem passados dois anos da canonização do fundador, São João Bosco, a obra foi fundada em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, onde se encontra até hoje, a Paróquia dedicada a Dom Bosco.

Para acolher os muitos jovens vocacionados à vida presbiteral e consagrada da região das Vertentes, Padre Orlando Chaves, Provincial dos Salesianos na época, fundou em São João del-Rei o Aspirantado (seminário), que se tornou o Colégio São João. O Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, criou no Bairro das Fábricas a Paróquia São João Bosco, ao lado do novo prédio do Aspirantado que estava sendo construído. Seu primeiro pároco foi o Cônego Dr. Francisco Tortoriello, Padre Diocesano.

Ao mudarem os aspirantes para o prédio novo, a Paróquia foi entregue aos Salesianos, por decreto do Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, datado de 19 de março de 1946. A obra desenvolveu-se, foi ponto de romarias promovidas pelos devotos e pelos Salesianos Cooperadores (Ordem Terceira Salesiana).

Com o fechamento da Faculdade e do Colégio São João – transformados na Universidade Federal de São João del Rei – a Paróquia continuou dando assistência religiosa ao povo. Nela funcionam a Obra Social Dom Bosco, o Movimento Comunitário Dom Bosco, dois Oratórios (obra social de atendimento à criança e adolescente), Centro de Salesianos Cooperadores, Damas Salesianas e ex-alunos.

Os Salesianos aqui deixaram e deixam a marca de presença educativa junto aos jovens. Assim como foi na Faculdade Dom Bosco, no seminário e Colégio São João, continuam hoje o seu ministério prestimoso na paróquia.

Não se pode deixar de falar da contribuição na área do lazer e arte que atinge o município todo e região. A Banda Musical Meninos e Meninas de Dom Bosco sempre abrilhantam eventos civis e religiosos com suas criativas apresentações. Assim como o trabalho educacional realizado pelas irmãs salesianas no instituto Auxiliadora. São exemplos de fé, traçados por São João Bosco, que inspiram até hoje.

 

Programação da festa

A festa teve início no dia 22 com um novenário preparatório e segue até a próxima sexta-feira, 31. Na parte da tarde, do dia maior da festa, está prevista a recitação do terço às 18h30, seguida de missa festiva e procissão luminosa. A celebração vai ser presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei.