A Paróquia Sant’Ana, em Lavras, realiza nesta segunda-feira, 07, a festa especial em honra a Nossa Senhora do Rosário. Hoje, às 19 horas, vai haver procissão, saindo da Matriz Sant’Ana em direção à Igreja do Rosário. Após a procissão, vai haver Missa Solene e barraquinha ao lado da Igreja, para um grande momento de fé e confraternização.
Sobre a Igreja do Rosário
O nome original do templo era capela de Sant’Ana, quando de sua edificação, entre 1751 e 1754. Ela foi elevada à condição de igreja matriz em 1760, após a transferência da sede paroquial que até então ficava em Carrancas.
No início do Século XIX foi construída uma igreja em homenagem à Nossa Senhora do Rosário que ficava onde hoje é o alto da Praça Leonardo Venerando. Esta edificação foi demolida em 1904, quando se iniciava a construção da nova Matriz de Sant’Ana. Em 1917 esta foi inaugurada, havendo assim a troca de nomes das igrejas: a velha matriz passa a ser a igreja do Rosário.
Na época da criação do município de Lavras (1831), o padre Francisco de Assis Braziel, o padre Tutu, lecionava aulas de Latim, Francês, Geografia, Desenho, Aritmética e Música num dos cômodos da velha Matriz de Sant’Ana. Além disso, havia um cemitério nos arredores da igreja, utilizado até 1853, quando foi criado o cemitério de São Miguel.
No Século XX, a partir dos anos 1930, a igreja foi aos poucos perdendo destaque e ficando abandonada. Em 1944 a construção colonial esteve prestes a ser demolida e ver seu terreno dar lugar a um centro comercial. Porém, através dos esforços de vários lavrenses, em especial o professor José Luiz de Mesquita e o jornalista Caio Aurélio, a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1948. Em 2002, a igreja também foi declarada patrimônio municipal lavrense. (Fonte: Prefeitura Municipal).


								





