Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, na segunda semana de agosto, a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. Neste ano, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).


Neste ano de 2020, o material ganhou duas versões, uma com encontros mensais e outra especialmente preparada para a Semana Nacional da Família, agora chamada “Hora da Família Especial”. O subsídio possui roteiro para os sete dias da semana com atividades que envolvem toda a família, sugestões de oração e de cantos. O material está disponível na versão impressa e também no aplicativo Estante Pastoral Familiar, numa versão digital.
Celebrar em tempos de pandemia
A proposta, principalmente neste tempo de pandemia, é que a temática seja desenvolvida e trabalhada dentro das paroquiais, diocesanas e regionais. Para estimular, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar promoverá dois momentos em âmbito nacional para abrir e fechar a Semana Nacional da Família.
Neste sábado, dia 8, houve uma live de abertura com o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e formação sobre o tema da Semana Nacional da Família, a partir das 10h, no canal da Pastoral Familiar no Youtube.
André Parreira, sua esposa e seus filhos, da diocese de São João del-Rei, foram os responsáveis para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família. Também participou da transmissão ao vivo a psicóloga portuguesa Marta Pimenta, que falará sobre “A família no pós-pandemia”. Veja:
No dia 16 de agosto, a CNPF vai promover uma segunda live, desta vez para encerramento da Semana. Neste dia, a atração contará com os próprios agentes de Pastoral, pois o foco do programa será a celebração e o trabalho realizado durante a semana nas diversas comunidades.
Os agentes são convidados a compartilharem fotos e pequenos vídeos em suas redes sociais com a hashtag #semananacionaldafamília. As publicações serão selecionadas e divulgadas durante a live.
Informações: CNBB






