Igreja no Brasil inicia Semana da Família com eventos virtuais de formação, estudo e oração

Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, na segunda semana de agosto, a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. Neste ano, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

Para animar a Semana Nacional da Família – do Dia dos Pais até o dia 15 de agosto – diversas paróquias vem realizando lives e diversos outros materiais audiovisuais com formação e informação. Grande parte da programação conta o auxílio do subsídio “Hora da Família”, produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB.

Neste ano de 2020, o material ganhou duas versões, uma com encontros mensais e outra especialmente preparada para a Semana Nacional da Família, agora chamada “Hora da Família Especial”. O subsídio possui roteiro para os sete dias da semana com atividades que envolvem toda a família, sugestões de oração e de cantos. O material está disponível na versão impressa e também no aplicativo Estante Pastoral Familiar, numa versão digital.

Celebrar em tempos de pandemia

A proposta, principalmente neste tempo de pandemia, é que a temática seja desenvolvida e trabalhada dentro das paroquiais, diocesanas e regionais. Para estimular, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar promoverá dois momentos em âmbito nacional para abrir e fechar a Semana Nacional da Família.

Neste sábado, dia 8, houve uma live de abertura com o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e formação sobre o tema da Semana Nacional da Família, a partir das 10h, no canal da Pastoral Familiar no Youtube.

André Parreira, sua esposa e seus filhos, da diocese de São João del-Rei, foram os responsáveis para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família. Também participou da transmissão ao vivo a psicóloga portuguesa Marta Pimenta, que falará sobre “A família no pós-pandemia”. Veja:

No dia 16 de agosto, a CNPF vai promover uma segunda live, desta vez para encerramento da Semana. Neste dia, a atração contará com os próprios agentes de Pastoral, pois o foco do programa será a celebração e o trabalho realizado durante a semana nas diversas comunidades.

Os agentes são convidados a compartilharem fotos e pequenos vídeos em suas redes sociais com a hashtag #semananacionaldafamília. As publicações serão selecionadas e divulgadas durante a live.

Informações: CNBB