Igreja no Brasil realiza Coleta para o Congresso Eucarístico Nacional

Todo o povo de Deus é convidado a oferecer sua generosa doação durante a Coleta Nacional, que será realizada nos dias 7 e 8 de setembro, nas celebrações do 23º Domingo do Tempo Comum, em favor do Congresso Eucarístico Nacional que vai acontecer na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), em 2020.

A coleta foi aprovada durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em abril de 2018, para cobrir as despesas do evento, em âmbito Nacional.

O Congresso será realizado de 12 a 15 de novembro de 2020 e terá como tema “Pão em todas as mesas”, escolhido por inspiração no contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Congressos eucarísticos nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro, reunindo o povo em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França). No Brasil, o Congresso Eucarístico Nacional acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos. Recife já sediou um Congresso Eucarístico Nacional – o terceiro, em 1939.

Informações: CNBB

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).