A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como “Igrejinha de pedra” se destaca pela sua beleza, as dimensões de capela e a delicadeza nos detalhes a torna única. Pode ser considerada um símbolo do município e um atrativo de visitantes de Coronel Xavier Chaves. A partir desta sexta-feira, 25, o pequeno templo mariano reabrirá suas portas após um período de reforma e restauro. Uma programação especial deve embalar esse grande momento para a comunidade paroquial.
Ponto de parada para turistas, sinônimo de tranquilidade para os moradores e até mesmo ponto de apoio para os ciclistas que se refrescam com a água da pia de pedra sabão ao lado da igreja. Não existem registros sobre a história da “Igrejinha do Rosário”. Data de construção e nome de seus construtores são desconhecidos. De acordo com Cida Chaves “existe na Igrejinha do Rosário uma pedra datada de 1717. A capela pertencia à Fazenda do Mosquito que, como era costume no Brasil, possuía, na sua intimidade, uma outra capela para devoção das pessoas e escravos da casa”. Deve-se registrar que a Fazenda do Mosquito foi uma das três fazendas cujas terras foram divididas entre parentes do Coronel Xavier Chaves, o que deu origem à cidade.
Apesar de o acabamento original ter sido removido, as paredes em pedra à vista exibem um trabalho cuidadoso e todo o método construtivo da igreja, de efeito surpreendente. A igreja chama a atenção por sua originalidade e beleza e reforça a devoção à Nossa Senhora do Rosário.
Informações: Prefeitura Municipal Coronel Xavier Chaves