II Formise inter-regional conta com a participação de seminaristas da Diocese

Aconteceu na última semana, nos dias 16, 17 e 18 de maio, de forma online, a II Formação Missionária de Seminaristas Inter-regional, Leste II (Minas Gerais) e Sul I (São Paulo). O Seminário Diocesano São Tiago marcou presença entre os 259 participantes inscritos, participando dos três dias. O tema proposto para este evento foi “A missionariedade do pontificado do Papa Francisco”, como forma de comemorar e tomar novo impulso a partir dos 10 anos de pontificado completados neste ano. O lema foi “Saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!”, uma frase do próprio Papa Francisco.

No primeiro dia do evento, a conferência foi realizada pela Irmã Regina da Costa Pedro, PIME, que é diretora nacional das POM (Pontifícias Obras Missionárias). Ela apresentou a realidade da missão no mundo globalizado, tratando do tema “Igreja em Saída: Evangelização nas grandes cidades”, tendo como base o ensinamento missionário do Papa Francisco. Ela tratou de temas específicos como urbanização, polarização, estruturas eclesiais para a missão e formação missionária.

Para a conferência do segundo dia do evento, foi convidado Pe. Marcos Alcântara, da Diocese de Ilhéus-BA. O tema para essa conferência foi “O missionário presbítero para uma Igreja em Saída da Igreja Local aos confins do Mundo”, em sintonia com o tema geral do pontificado de Francisco. Tratou de temas como a formação no seminário, os COMISEs e a preparação para a evangelização do missionário presbítero. Neste dia, a oração inicial foi realizada pelo seminarista diocesano Jonas Assis, atual secretário do COMISE regional Leste II, que contou com a ajuda dos músicos da casa de formação.

No último dia do evento, a conferência foi feita pelo Pe. Salvador Maria Rodrigues, da Diocese de Guarulhos. Ele testemunhou sobre o amor na vida do missionário, sobre o chamado e a vocação e conversão de mentalidade para uma ação missionária. Neste dia, além da partilha e ensinamentos, foi realizado sorteio de vários livros que contribuirão com a formação missionária dentro dos seminários. O evento proposto pelos dois COMISEs, Leste II e Sul I, teve a iniciativa de fomentar a missão nas casas de formação e nas Igrejas locais, como forma de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo pela ação missionária dos seminaristas que se preparam para o ministério ordenado.

Seminaristas de Sete Lagoas com os seminaristas de São João del-Rei aparecendo na TV, ao fundo.

INFORMAÇÕES: Seminarista Jonas Maciel