A Paróquia São José Operário, da cidade de São João del-Rei, completa 65 anos de instalação e um dos presentes chega nesta sexta-feira, 21, na comunidade: Uma nova imagem do padroeiro, agora, ilustrando o título dos trabalhadores.
Esculpida em cedro, em tamanho natural (cerca de 1,7m), a imagem é mais uma obra sacra do escultor são-joanense Osni Paiva e retrata São José na carpintaria, sendo auxiliado por Jesus Cristo, ainda criança. “A ideia inicial era apenas mostrar São José com instrumentos de trabalho, até que o padre Geraldo (Magela) sugeriu acrescentar a imagem do Menino Jesus, mostrando a paternidade do santo, a figura do pai de família. Fiz o desenho e logo o padre Vinícius aprovou”, explica Osni que trabalhou na escultura durante três meses.
Para o pároco, padre Vinícius Campos, a nova representação valoriza não só a figura paterna como também do trabalhador. “A ideia era destacar a figura do pai trabalhador, de um serviço digno e honesto. Como Igreja, precisamos valorizar o trabalho, avivar a fé”, destaca o sacerdote que realizou a encomenda no desejo de retratar a serralheria do santo no interior do templo.
A imagem será abençoada nesta sexta-feira, 21, as 18 horas, na catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, onde será encaminhada, em procissão, para a Igreja Matriz, no bairro Tijuco.