Imagem peregrina volta para a Diocese após a 7ª Romaria do Terço das Mulheres

Vozes femininas encheram o Santuário Nacional de preces na 7ª Romaria do Terço das Mulheres. A peregrinação, que anualmente ocorre próxima ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu no último sábado, 14, e reuniu milhares de mulheres na Basílica de Aparecida/SP. A programação contou com missa, momento de catequese, oração do terço e a consagração a Nossa Senhora Aparecida, além de marcar o retorno da imagem fac-símile para a Diocese de São João del-Rei.

Neste ano os grupos refletiram o tema “Terço das Mulheres: Perseverantes na Oração!” e o lema “Maria, Mãe das Famílias, ensina-nos a Rezar”. A temática motivou a reflexão sobre qual é o verdadeiro caminho para estar mais perto de Deus.

A programação teve seu desfecho com o sorteio da imagem fac-símile da Padroeira para um dos grupos femininos presentes. O grupo sorteado terá a missão de realizar trabalhos pastorais e sociais nas comunidades de sua região.

Há um ano, a imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrina pela Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de São João del-Rei. A visita da Imagem fac-símile teve início em fevereiro de 2019, após o grupo de Terço das Mulheres, ‘Fortes em Oração’, ser sorteado na 6ª Romaria Nacional do Terço das Mulheres para receber a peregrinação da visitante ilustre.

Durante todo o ano a imagem da Padroeira do Brasil motivou a oração e a aproximação dos fiéis a Deus, por meio de diversas visitas aos enfermos, momentos oracionais, celebrações eucarísticas entre outras ações, coordenadas pelas mulheres do terço.

Cerca de 150 lugares foram visitados, entre comunidades e paróquias de São João Del Rei e cidades vizinhas. “Foi uma graça ver tantas pessoas serem transformadas a partir da visita da Imagem Peregrina”, expressou a coordenadora do grupo, Tatiana Aparecida da Silva.

Para o retorno da imagem ao Santuário Nacional, cerca de sete ônibus saíram da cidade de São João del-Rei para celebrar na Casa da Mãe Aparecida, ação de graças pelas bênçãos recebidas na peregrinação.  “Logo depois da vinda de Imagem Peregrina, o nosso grupo se fortificou muito mais. Nós sabemos que é uma Imagem, mas o que ela nos trouxe foi muito verdadeiro e forte”.

Ao final da programação, uma grande surpresa para a Diocese de São João del-Rei. “Neste ano o grupo contemplado foi o Terço das Mulheres da Paróquia Nossa Senhora das Dores, da cidade de Dores de Campos. Durante esse ano de 2020 até 12 de março de 2021 ela estará peregrinando por nossa Diocese novamente, neste ano que completa 60 anos. Nossa Senhora Aparecida retorna a Diocese de São João del-Rei com a missão de curar e transformar muitos corações, bençãos são derramadas por suas mãos divinas’, explica Angérica Moura de Souza, coordenadora Nacional do Terço das Mulheres e representante do Estado de Minas Gerais.

O Terço das Mulheres

O Santo Terço é uma manifestação de fé e devoção praticada historicamente pelos fieis católicos em todo o mundo. Além de conduzir para a oração, a prática leva a meditar sobre os principais mistérios da redenção de Jesus Cristo.

Com a missão de fortalecer a fé cristã e incentivar a oração em família, o Movimento do terço das Mulheres vem se espalhando em todo o país, assim como a movimentação masculina da oração mariana. Grupos de mulheres que se reúnem para rezar o terço por seus maridos, namorados, filhos, netos, enfim, pela família.

Informações: A12

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).