Ingaí acolhe novo administrador paroquial, Padre Thairo Mesquita

A Paróquia São Sebastião e São João Batista, da cidade de Ingaí, acolheu no último domingo, 07, o novo administrador paroquial, Padre Thairo Guimarães Mesquita, designado através de uma circular episcopal, publicada em maio de 2024, de dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei. No mesmo documento, o sacerdote também foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Luminárias, da qual ele vinha atuando como administrador.

A missa de apresentação do novo líder da paróquia foi presidida por Padre Neidir Nogueira do Vale, vigário da forânia de Nossa Senhora de Nazaré, da qual a paróquia faz parte, e concelebrada por Padre Daniel Nicodemos Josino, até então administrador paroquial de Ingaí.
As duas paróquias, de Ingaí e de Luminária tiveram ligação histórica por mais de um século e agora se entrelaçam novamente. Desde o ano de 1890, quando a primitiva capela de São Sebastião foi construída e depois destruída por um raio, em 1931, que deu origem à promessa da fogueira, até o ano de1954, eram os vigários de Luminárias que atendiam Ingaí.

Depois, a partir de 1955, com a chegada do Padre Ildefonso Béu e posteriormente, em 1957 com a chegada do então Padre Waldyr Henrique Mancini, hoje, Monsenhor e pároco emérito de Luminárias, até o ano de 2004, a comunidade de Ingaí, e depois paróquia, a partir de 1999, foi atendida e administrada peplo pároco da paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias.

Durante 20 anos, de 2004 a 2024, Ingaí teve pároco ou administrador paroquial que não fosse da paróquia de Luminárias. Agora história reintegra o antigo vínculo e, a partir do dia da posse do novo administrador paroquial, até que o bispo nomeie um novo padre exclusivo para a paróquia de Ingaí, o pároco irá acumular as duas funções.

Na missa de apresentação, Padre Thairo detalhou a dinâmica de horários e atendimentos que serão adotados a partir de agora e disse que irá morar a metade da semana em Ingaí, se dedicando exclusivamente àquela paróquia e a outra metade em Luminárias, intercalando sua presença durante o fim de semana.

Paroquianos de Luminárias também se fizeram presentes à celebração, assim como os paroquianos de Ingaí que, com carinh,o saudaram seu novo administrador.

Colaboração, pesquisa e fotos: Vinícius Ferreira Batista e Vinícius Ribeiro de Andrade (Historiadores)