Irmã Salesiana realiza visita em São João del-Rei

Há 140 anos atrás, em 14 de julho de 1883, num sábado, os salesianos chegaram ao Brasil, com a iniciativa de um bispo brasileiro do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda que foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco o envio dos salesianos para a sua diocese. Na época, 1877, a Sociedade de São Francisco de Sales tinha 18 anos de fundação e já estava presente na Argentina e no Uruguai. Eram sete sacerdotes, coordenados pelo inspetor Pe. Luís Lasagna. Em razão de um surto de febre amarela que assolava a capital fluminense, estabeleceram-se em Niterói, onde hoje funciona a primeira escola salesiana no país, o Colégio Santa Rosa.

Nem passados dois anos da canonização do fundador, São João Bosco, a obra foi fundada em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, onde se encontra, até hoje, a Paróquia dedicada a Dom Bosco. Talvez, a primeira no mundo. Para acolher os muitos jovens vocacionados à vida presbiteral e consagrada da região das Vertentes, Padre Orlando Chaves, Provincial dos Salesianos na época, fundou em São João del-Rei o Aspirantado (seminário), que se tornou o Colégio São João. O Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, criou no Bairro das Fábricas a Paróquia São João Bosco, ao lado do novo prédio do Aspirantado que estava sendo construído. Seu primeiro pároco foi o Cônego Dr. Francisco Tortoriello, Padre Diocesano.

Os Salesianos aqui deixaram e deixam a marca de presença educativa junto aos jovens. Assim como foi na Faculdade Dom Bosco, no seminário e Colégio São João, continuam hoje o seu ministério prestimoso na paróquia. Em sua visita à São João del-Rei, a irmã Paula falou sobre a experiência e a importância para o trabalho educacional.