A Irmandade dos Passos, de São João del-Rei, deu início neste mês de junho uma campanha para adquirir a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, venerada em um dos “passinhos” do centro histórico. A imagem pertence a um acervo particular e corre o risco de ser vendida.
Esculpida no século XIX pelo artista sanjoanense Joaquim de Assis Pereira (1813–1893), a retratação de Jesus carregando a cruz, mesmo sendo de acervo particular, compõe há muitos anos a iconografia do tradicional Passinho, localizado no Largo da Cruz, sendo presença marcante nas celebrações dos Passos, que emocionam gerações de devotos em nossa cidade. Agora, com a oportunidade única de integrar definitivamente essa obra ao patrimônio da Irmandade e da comunidade.
Avaliada por peritos em R$ 15.000,00 (quinze mil reais), a imagem representa não apenas uma peça artística de grande valor, mas um símbolo de fé e identidade cultural do povo sanjoanense. Os interessados podem fazer sua doação via pix com a chave 55870218/0001-99.


Sobre os Passinhos
Construídos na segunda metade do século XVIII e abertos para visitação neste tempo litúrgico, os “passinhos” são oratórios de pedra e madeira, semelhantes a pórticos de igrejas coloniais e com fachadas contínuas à das casas, que representam as estações da Via Sacra. Durante as Via Sacras e procissões, eles ganham vida, conectando os fiéis às tradições seculares. Cada Passinho é um pedaço vivo da história e fé da cidade.
Existem cinco espalhados pela cidade: o Passinho da Rua da Prata, o Passinho do Largo do Rosário, o Passinho do Largo da Cruz, o Passinho da Rua Direita e o Passinho do Largo da Câmara. A edificação dessas cinco pequenas capelas pertenceu à Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, ereta em 1733, e que, desde então, vem promovendo a realização das vias-sacras.






