Irmãs Camilianas festejam os 30 anos do Lar São Camilo, em Resende Costa

A Congregação das Filhas de São Camilo, presente na cidade de Resende Costa desde 1954, esteve em festa neste início do mês de maio, celebrando os 30 anos a frente do Lar São Camilo que cuida e ampara os idosos da região. A casa de acolhimento foi fundada no dia 03 de maio de 1994 e se mantêm em atividade através do trabalho das religiosas camilianas, doações e apoio da comunidade.

A Congregação das Filhas de São Camilo, fundada por Madre Vannini, chegou ao Brasil em junho de 1946, em São Paulo. O grupo de irmãs assumiu na época o Hospital da Cruz Azul, onde realizaram os primeiros trabalhos. Na Diocese de São João del-Rei, o trabalho é desenvolvido na cidade de Resende Costa, onde se localiza uma casa de amparo a idosos e um hospital. Tudo, administrado pelas irmãs camilianas.

“Atuamos diretamente no hospital e no Lar de Idosos que pertencem à Instituição e também em âmbito paroquial juntamente com os leigos. Além do atendimento interno, realizamos visitas nas casas das pessoas enfermas e as estimulamos à participação nas celebrações religiosas como também passeios e recreações”, explica Irmã Sueli que já realizou diversos trabalhos na cidade de Resende Costa.

Um trabalho bonito, mas com grandes dificuldades. “Realizar este trabalho, às vezes, não é muito fácil. Exige conhecimento das necessidades de cada indivíduo, compaixão, misericórdia e competência por parte dos agentes. Por outro lado, nos sentimos gratificados em perceber a satisfação dos enfermos em receber uma visita, uma palavra de conforto ou mesmo, quando possível, participar de alguma atividade religiosa juntamente com a comunidade”, destaca a religiosa.