Jovem barrosense professa votos perpétuos neste sábado, 22

No próximo sábado, 22, dia que a Igreja celebra a memória de Santa Cecília, o jovem barrosense Pôlier Sales de Oliveira vai professor seus votos perpétuos junto da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote que, neste Ano Jubilar de Esperança, completa 70 anos de criação. A cerimônia vai acontecer no Santuário da Sagrada Face, em Roseira/SP.

Pôlier nasceu em agosto de 1984, na cidade de Barroso/MG. Filho do casal Anísio de Oliveira e de Maria Madalena de Oliveira, recebeu o sacramento do batismo em de setembro de 1984, pelas mãos do Padre Pedro de Jesus Wiermann, na Igreja Matriz de Sant’Ana do Barroso. Segundo o religioso, a expectativa já é grande para a profissão solene dos votos. “No primeiro momento é de gratidão a Deus pelo dom da vocação e também a minha congregação a as pessoas que me ajudam a crescer como cristão e humanamente. Visto que a profissão Perpétua é o sinal visível da minha resposta definitiva ao chamado de Deus. No segundo momento, os votos perpétuos expressam consagração total a Deus na Igreja, vivida em congregações religiosas como a Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote”, pontua.

A Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote foi fundada pelo Padre Januário Baleeiro de Jesus e Silva, em 25 de março de 1955, em Lagoa Santa, na Arquidiocese de Belo Horizonte, celebrando, portanto, em 2025, 70 anos de caminhada. Os religiosos que integram o movimento entregam sua vida em favor dos sacerdotes diocesanos e dos bispos, oferecendo-se a Cristo para fazer, em tudo, a vontade do Pai. Atualmente, atuam em dez cidades, em seis estados no Brasil, e assistem cinco padres e dois bispos eméritos. A diferença entre padres diocesanos e religiosos está no fato de que os diocesanos são vinculados a uma diocese. Os religiosos mantêm uma ligação com congregações ou ordens a partir da identificação de carismas.

A palavra Oblato quer dizer ‘aquele que se situa e entrega-se totalmente ao serviço digno.’ Primeiro, tem como carisma servir o Cristo Sacerdote nos sacerdotes e bispos que já estejam doentes ou idosos. Segundo, auxiliá-los em quaisquer necessidades pastorais, dentro ou fora das paróquias. E, terceiro, ajudar nas missões populares com a Sagrada Face de Cristo. Por isso, o carisma é servi-los e ver neles o Cristo, pois é preciso fazer o máximo para amparar quem, hoje, está precisando.

‘Inspirada na vida de Jesus Cristo, casto, pobre e obediente, essa entrega reflete o desejo de seguir o mesmo caminho de amor e serviço servindo os Padres e Bispos na dimensão da oblação no cuidado na enfermidade. O trilhar o caminho vocacional na família dos Oblatos de Cristo Sacerdote se deu através de um convite da senhora Filomena Goulart, conhecida carinhosamente por Dona Ló. Ela me contou sobre os Oblatos de Cristo Sacerdote seu carisma, falou um pouco sobre o fundador, Padre Januário Baleeiro de Jesus e Silva, após isso, me informei mais sobre os Oblatos e, no ano de 2015, ingressei na congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote”.

Juntamente com Mauro Henrique, OCS, Pôlier vai professar no sábado, 22, às 10 horas, os Votos Perpétuos de castidade, pobreza e obediência. “Vou professar os votos perpétua, por fim, a Profissão Perpétua. Isso representa a adesão definitiva na congregação religiosa. Embora a primeira profissão marque para sempre a vida do religioso, a perpétua renova de forma decisiva o seu compromisso e seguimento a Deus e à Igreja”. O lema escolhido foi “o espírito vem em socorro da nossa fraqueza”, retirado da Carta de São Paulo aos Romanos.