A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos como Dehonianos, ganhou um novo presbítero na manhã do último sábado, 04. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, Elizeu Resende Silva, SCJ, foi ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem. A celebração aconteceu na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Minduri.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento da graça, ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Durante a cerimônia, Dom José Eudes, conduziu o jovem para os tradicionais ritos do Pontifical Romano.
Ao responder “quero” às interrogações do bispo, Elizeu afirmou publicamente o propósito de aceitar integralmente o ministério sacerdotal, assim como sua promessa de respeito e obediência a ele e seus sucessores. Ao se deitar no chão, enquanto toda a assembleia entoa a Ladainha de Todos os Santos, ele demostrou sua total entrega a Deus. Houve, ainda, a entrega dos paramentos, a imposição das mãos e a prece de ordenação. Em meio a celebração, suas mãos foram ungidas com o Óleo do Crisma, para que santifiquem e ofereçam o sacrifício. Em seguida foram-lhe entregues a patena e o cálice.
Natural da cidade de São Vicente de Minas, Elizeu nasceu no dia 26 de junho de 1990 e viveu toda a infância na zona rural da cidade de Minduri/MG, participando da Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Vista Alegre, local onde foi batizado e recebeu a primeira comunhão eucarística. Foi em meio aos trabalhos junto da comunidade que o jovem sentir seu despertar vocacional. “Rezo e peço a graça de ser padre segundo Jesus Cristo, sumo e eterno sacerdote, para servir o povo de Deus e testemunhar a alegria daquele que se deixou encontrar pelo Senhor”, pontua o neo-sacerdote que presidiu a sua primeira missa na manhã de domingo, 05.
Quem são os dehonianos?
A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada pelo Padre Leão João Dehon. Presente em mais de 50 países, os padres dehonianos, como são conhecidos no Brasil, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade, formação religiosa e clerical.
Fundada no ano de 1878, a congregação é caracterizada pelos votos de obediência, castidade e pobreza, observando-os segundo as normas destas Constituições. “Alguns fatores contribuíram para a minha entrada nos Dehonianos: a Comunidade Nossa Senhora de Fátima era assistida pelos padres dehonianos antes de se tornar Paróquia em 2008; geralmente, eu ia confessar e participava das missas aos sábados na Paróquia Divino Espírito Santo, atendida pelos SCJ. E, destaco a presença cordial dos Padres Geovane Inácio, SCJ e Sílvio Nascimento, SCJ, por meio dos quais digo que experimentei a espiritualidade do Coração de Jesus ‘encarnada’ ao modo dehoniano – disponibilidade, escuta e reparação”, pontua o jovem.











