JOVENS CELEBRAM A PÁSCOA COM CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO

O Setor Juventude da Diocese de São João del-Rei promoveu no último sábado, 15, a “Via Lucis”, conhecida também como a Caminhada da Ressurreição. Saindo do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos rumo à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a caminhada reuniu centenas de jovens que percorreram as ruas da cidade fazendo orações, cantando e manifestando a fé.

A Via Lucis ou Caminho da Luz é uma devoção que pode complementar a do Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via Lucis, percorrem-se catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes.

Considerado como a Jornada Diocesana da Juventude, em comunhão com a Pastoral Juvenil Nacional (CNBB), o evento contou com muita música, oração, reflexão e animação, seguindo um trio elétrico e tendo o Círio Pascal ao centro.

“Nós organizamos a Via Lucis deste ano com muito carinho e atenção para se cumprir o propósito de ser um momento especial para os jovens vivenciarem e se contagiarem com a alegria de celebrar Cristo Ressuscitado. Ficamos muito felizes que os grupos de jovens e movimentos juvenis de nossa Diocese abraçaram o evento, marcaram uma forte presença e animaram a nossa Caminhada. Foi lindo ver a juventude unida, cantando e meditando as estações pelas ruas de São João del-Rei em mais um ano”, destaca a coordenadora do Setor Diocesano de Juventude, Mariana Santos.

Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo Diocesano de São João del-Rei, acompanhou todo o trajeto e se integrou aos jovens cantando, rezando e tirando selfies. “Incentivei os jovens a publicar os registros do evento nas redes sociais. Em meio as fake news, precisamos divulgar boas noticias”.

Confira a fala do bispo, na íntegra:

 

Esse ano o evento esteve em sintonia com o 3° Ano Vocacional no Brasil, através do tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33). “O Senhor nos convida a acender as nossas luzes, e colocarmos a caminho clareando a escuridão de outros jovens. Somos chamados a promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do reino de Deus”, pontua a jovem no texto introdutório do roteiro do evento.

Realizado pela 8ª vez como caminhada pascal, o evento se torna uma das formas de reunir os variados carismas juvenis e mostrar união como Igreja. Guilherme Dias saiu da cidade de Ijaci e percorreu mais de 70km para participar do evento. Segundo ele, o momento é único. “Participar de Via Lucis é sempre muito emocionante, ao ver a força da nossa juventude diocesana para anunciar a ressurreição de Cristo não se explica, se vive”.

A caminhada teve seu término nas escadarias da Catedral com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Natan Carvalho