Jovens celebram a Páscoa com caminhada luminosa em São João del-Rei

Véspera do Dia da Misericórdia, jovens de toda a diocese se reuniram no Campus da Universidade Federal de São João del-Rei para celebrar a Páscoa. A Caminhada da Ressurreição, promovida pelo Setor Diocesano de Juventude, já é evento fixo na agenda da garotada e contou com muita animação, oração e benção em sua 6ª edição.

Para Pedro Luciano, coordenador do Setor Juventude, a Caminhada a Ressurreição tem o intuito de celebrar a Páscoa, “fazendo a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser o ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”. O evento, segundo o Jovem, também é uma experiencia de unidade. “É a nossa JDJ (Jornada Diocesana). Como igreja jovem, fazemos dessa caminhada a nossa preparação”, explica.

Um olhar similar ao de padre Roberto Modesto, salesiano que assessora o Setor Juventude, que vê o evento como um reflexo da caminhada viva dos jovens. “Nossa fé é fundamentada na Ressurreição de Jesus Cristo. É abraçar o projeto de vida expressado, muito bem pela juventude, através de sua vivência, alegria, energia e desafios”.

Após a concentração os jovens saíram em procissão pelos ruas do centro histórico, passando pelas Igrejas de Nossa Senhora do Rosário, Mercês, Carmo e terminando na Catedral de Nossa Senhora do Pilar, onde ocorreu a benção do Santíssimo Sacramento.

Vestido de branco e com velas nas mãos, Patrick Soares participou de todo o trajeto. Para ele, é um dos eventos mais bonitos promovido pelo Setor Diocesano de Juventude. “A nossa caminhada é marcada pelo uso das vestes brancas, mostrando que ali não somos mais grupos diferentes, mas estamos unidos como Igreja, estamos unidos no Cristo que rezou ‘que todos sejam um, para que o mundo creia'”.

Sobre a visão de tantos jovens reunidos em nome de Cristo, Patrick reafirma a beleza. “É belo ver os rostos das pessoas por onde passamos, felizes e mais crentes por ver uma juventude cristã. Não há cena mais bonita do que aquelas centenas de jovens adorando a Jesus em fraternidade”, destaca.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).