O Largo São Francisco esteve repleto de jovens, de trajes brancos, na tarde de sábado, dia 23. Com animação, fé e alegria, os integrantes dos grupos juvenis da Diocese de São João del-Rei se reuniram para a Via Lucis, em celebração da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O evento seguiu em cortejo até a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar onde aconteceu a adoração e Benção do Santíssimo Sacramento.
A Via Lucis ou Caminho da Luz é uma devoção que pode complementar a do Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via Lucis, percorrem-se catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes.
Com o Círio Pascal ao centro, os jovens seguiram pelas ruas do centro histórico com momentos de louvor, oração, criatividade e reflexão. “A Via Lucis é perceber a presença do Cristo Ressuscitado na vida de cada jovem e saber que ele segue Jesus, evangeliza e caminha com o Cristo que é Caminho, Verdade e Vida”, explica o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
O primeiro evento em massa do Setor Juventude, após a interrupção devido à pandemia, causou ansiedade e incerteza por parte dos organizadores, colocando em duvida o sucesso do evento. “Enquanto algumas foranias estavam super animadas, confirmando a participação como de costume, com caravanas, outras não foi da mesma forma. Isso nos fez questionar se realmente os jovens iriam comparecer a um evento que, durante 2 anos, não aconteceu de forma presencial. O bom é que fomos surpreendidos e ficamos muito felizes com a animação e o envolvimento de todos os jovens da diocese, inclusive a participação ativa em todas as estações. Mesmo com os problemas que surgiram, fomos surpreendidos pela comunidade, pela Igreja Jovem, pelos acolhedores habitantes da sede de nossa diocese.”, recordou a coordenadora do Setor, Alice Barros.
Tal situação reforça o protagonismo juvenil na Igreja Diocesana e deixa um grande ensinamento para Alice. “A nossa caminhada foi linda, super animada e cheia da alegria de Cristo Ressuscitado. Que neste ano tudo possa ser diferente, que nossa juventude possa receber o vigor que realmente é ser de Jesus Cristo. Porque Ele vive, podemos firmemente, crer no amanhã”.
























