Jovens participam de Encontro Vocacional em Seminário Diocesano

Perceber o chamado de Deus e entender sua missão no mundo, este é o primeiro objetivo dos jovens que fazem acompanhamento vocacional e que querem atender ao chamado divino. Pensando nisso, o Seminário Diocesano São Tiago promoveu no último final de semana, 24 a 26 de maio, o primeiro Encontro Vocacional com os jovens da Diocese de São João del-Rei neste ano de 2024. O evento reuniu 19 jovens, vindos de diversas paróquias da Diocese.

A programação contou com momentos de oração e reflexões, além da presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e dos reitores do Seminário Maior e Propedêutico, Padre Javé domingos da Silva e Padre Elissandro José Campos do Carvalho.

Os jovens puderam participar da Santa Missa de abertura, além de palestras sobre a espiritualidade do padre diocesano e vocação a família, conduzida pelo casal, Gerson e Eliane, da Paróquia de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá Chica. Os jovens vocacionados ainda participaram de dinâmicas, momento Mariano e Benção do Santíssimo Sacramento

O discernimento vocacional é um processo de conhecimento em que, primeiramente, se procura identificar se o candidato preenche os requisitos específicos para uma determinada Instituição. Depois, se avalia os aspectos da realidade pessoal, através dos quais se compreende se, de fato, a pessoa é chamada àquela vocação específica.

“O encontro foi muito bom, acolhedor. Eu tinha a expectativa que seria muitas orações e palestras, mas foi tão prazeroso, tranquilo, com orações e partilhas. Foi um final de semana maravilhoso”, pontuou o vocacionado Miguel Ribeiro, da cidade de Resende Costa.

O processo de discernimento é muito importante para ter uma vocação acertada e uma vida feliz. Neste processo permite-se avaliar, além do interesse e da inclinação para aquela determinada vocação, se a pessoa possui também as condições e as virtudes exigidas para vivê-las e, especialmente a reta intenção, isto é, a vontade decidida e provada de entregar-se inteiramente ao Senhor, apoiada por sua fé.

Colaboração: Seminarista Cassiano