Perceber o chamado de Deus e entender sua missão no mundo, este é o primeiro objetivo dos jovens que fazem acompanhamento vocacional e que querem atender ao chamado divino. Pensando nisso, o Seminário Diocesano São Tiago promoveu no último final de semana, 19, 20 e 21, o primeiro Encontro Vocacional com os jovens da Diocese de São João del-Rei. A programação contou com momentos de oração, palestras e reflexões.
O discernimento vocacional é um processo de conhecimento em que, primeiramente, se procura identificar se o candidato preenche os requisitos específicos para uma determinada Instituição. Depois, se avalia os aspectos da realidade pessoal, através dos quais se compreende se, de fato, a pessoa é chamada àquela vocação específica.
“O Encontro Vocacional foi um tempo bom para me conectar mais com Deus, já voltado para a vocação que a pessoa vai escolher para a vida. O estar ali, convivendo com os seminaristas e com os padres formadores, ajuda muito nesse processo e nos aproxima ainda mais de da Igreja”, pontua o jovem Matheus Ronaldo Pereira, de 28 anos.
O processo de discernimento é muito importante para ter uma vocação acertada e uma vida feliz. Neste processo permite-se avaliar, além do interesse e da inclinação para aquela determinada vocação, se a pessoa possui também as condições e as virtudes exigidas para vivê-las e, especialmente a reta intenção, isto é, a vontade decidida e provada de entregar-se inteiramente ao Senhor, apoiada por sua fé.