Jovens são ordenados diáconos em São João del-Rei

A Diocese de São João del-Rei ganhou dois novos diáconos na manhã de sábado, 10 de agosto, dia em que a Igreja recorda a memória do mártir São Lourenço, patrono dos Diáconos. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento os jovens Thairo Guimarães Mesquita e Lucas Alerson de Sousa foram ordenados para o primeiro grau do sacramento da Ordem.

Com a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar repleta e com a presença de diversos padres e familiares, a celebração logo introduziu os participantes a esta festa da ordenação para o ministério do serviço.

De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”.

Segundo padre Álisson Sacramento que acompanhou os jovens durante a caminhada no Seminário São Tiago, a celebração “é um momento muito feliz após essa caminhada de 9 anos de aprofundamento na vida de oração e teologia. Vemos um crescimento muito bonito na vida deles e isso é sinal da graça de Deus que trabalha no coração de cada vocacionado. Agora, como diáconos, que eles possam realizar belos trabalhos de serviço em nossa Igreja”.

O rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre os ordenandos como diáconos e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço. “Quando somos ordenados diáconos entramos para o Sacramento da ordem para sempre. Depois, mesmo sendo ordenado presbítero, a graça do diaconato não passa. É a graça de servir como Cristo se serve”, explica o pároco da Catedral, padre Geraldo Magela.

A celebração também foi de oficialização para padre javé Domingos que foi nomeado como novo reitor do Seminário São Tiago, em Juiz de Fora. Padre Adriano de Oliveira, chanceler do bispado, fez a leitura da provisão.