Jubileu de Matosinhos tem início nesta sexta-feira, 05 de setembro

Em uma cidade marcada por uma intensa religiosidade, mais um padroeiro será homenageado por uma multidão de fiéis. Milhares de paroquianos e romeiros devem passar pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos até meados do mês de setembro para as celebrações do Jubileu 2024. Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960.

A igreja celebra no dia 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz, uma tradição iniciada por volta do ano 300, após Santa Helena encontrar o madeiro em que Jesus Cristo foi crucificado. Para o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, os católicos não “exaltam qualquer cruz, mas a de Jesus Cristo, símbolo do maior amor de Deus para cada um de nós”.

Esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura. Hoje ela é levada, em procissão, pelas ruas do grande bairro, acarretando manifestações públicas de fé e devoção.

Fazer pedidos ou agradecimentos, essa era a missão de muitos fiéis que passaram pelo santuário nessa quarta-feira. “É nos braços do Bom Jesus, pegando na sua mão, que encontro refúgio, alívio em minhas dores”, destaca a devota Claudia Isabel, recordando a letra do hino do padroeiro. “O Bom Jesus me representa fortaleza, é algo que não consigo descrever em palavras. Meus momentos de orações são frequente e coloco aos pés do Bom Jesus minhas tristezas, aflições, mas vivo em agradecimento por toda proteção, sonhos realizados e graças alcançadas”, reforça a pedagoga, Leticia Gonçalves.

Uma devoção forte, consistente e cada vez mais crescente. “Mais uma vez estamos celebrando o Senhor Bom Jesus de Matosinhos e percebendo essa bela devoção do povo, com gestos de carinho. Somos convidados a seguir os passos de Cristo. Ele está sempre de braços abertos para acolher nós, seus filhos e filhas, que sempre o procura em momentos de aflição. Quando nossos olhares se voltam para o Bom Jesus, queremos pedir para que Ele nos ajude a viver seus grandes ensinamentos”, pontua.

Neste ano a festa tem como tema “Salve, ó cruz, nossa única esperança”, e será celebrada no grande contexto do Ano Santo ordinário “Peregrinos de Esperança”. Este Jubileu foi definido pelo Papa Francisco como “dom da graça” a ser vivido por meio de peregrinações, indulgências e testemunhos vivos de fé. O Jubileu é precisamente isto: uma renovação da nossa vida para poder semear algo que nos faça recuperar a confiança e nos permita reconstruir as relações interpessoais.

“Sintam-se todos convidados a adentrarem no Santuário Diocesano, Casa do Bom Jesus de Matosinhos, coração pulsante da misericórdia de Deus por nós, para juntos celebrarmos o jubileu confirmando e testemunhando que ‘a esperança, com efeito, é para nós qual âncora da alma, segura e firme'”, pontua o pároco e reitor do Santuário, Padre Vinícius Idefonso Campos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: