Em uma cidade marcada por uma intensa religiosidade, mais um padroeiro será homenageado por uma multidão de fiéis. Milhares de paroquianos e romeiros devem passar pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos até meados do mês de setembro para as celebrações do Jubileu 2022.
Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960.
Esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura. Hoje ela é levada, em procissão, pelas ruas do grande bairro, acarretando manifestações públicas de fé e devoção.
A tradicional festividade traz, este ano, o tema “No encontro com o Bom Jesus, no chamado a vocação”, em sintonia com a celebração dos 60 anos do Seminário Diocesano São Tiago. A programação conta com celebrações de missas, novenário, procissões, passeio ciclístico, leilão de doces, além da instalação da Paróquia Menino Jesus de Praga. Veja: