Jubileu de Matosinhos tem início neste domingo, 03

Em uma cidade marcada por uma intensa religiosidade, mais um padroeiro será homenageado por uma multidão de fiéis. Entre os dias 03 e 14 de setembro, milhares de paroquianos e romeiros deverão passar pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para as celebrações do Jubileu 2017.

A tradicional festividade traz, este ano, o tema “Comunidade de Comunidade, lugar privilegiado para o verdadeiro encontro com Cristo na edificação do Reino”, em comunhão com o Documento 100 da CNBB.

A programação tem início no domingo, 03, e se estende até o dia 14, quando a Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz. Ao todo serão 38 missas, com mais de 23 padres diferentes, além do bispo emérito, Dom Waldemar Araújo, e de Dom Célio Goulart.

Veja a programação:

O Jubileu
Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960.

Esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura. Hoje ela é levada, em procissão, pelas ruas do grande bairro, acarretando manifestações públicas de fé e devoção. (Fonte: santuariodematosinhos.com.br)