Jubileu de Nazareno tem início nesta terça-feira, 30

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de nazareno, 53 km de São João del-Rei. A celebração religiosa atrai os olhares dos fiéis, devotos, que sempre se fizeram romeiros da Virgem Maria.

Em sua 158ª edição, a festa estará celebrando o Jubileu de Diamante (60 anos) da elevação da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré a Santuário Diocesano. “Ao celebrarmos Nossa Senhora de Nazaré, serva da palavra de Deus, queremos percorrer os Evangelhos, trazendo memória de algumas mulheres que se destacaram pela sua fé e adesão a jesus Cristo”, explica o pároco e reitor do Santuário, Padre Marcio Ferreira, no panfleto de divulgação, apresentando a temática deste ano.

Na programação, celebrações de missas, novenário e procissão. Veja: