Jubileu do Divino tem início no dia 17, em São João del-Rei

Uma mistura de religiosidade, tradição e cultura. O Jubileu do Divino é celebrado em São João del-Rei desde 1774. Segunda maior festa da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a data marca a unção do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e a Virgem Maria. A ocasião é recordada anualmente sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa.

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus. A vinda do Espírito Santo (narrada no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2) confirma a realidade da presença, poder e comunhão de Deus com o seu povo. Ele prometeu estar juntos daqueles que creem.

Segundo o bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, hoje, diante da realidade atual, o que permanece em cada um de nós é o compromisso de colocar os nossos dons, os talentos que nós recebemos, a serviço das nossa Igreja e do povo. “Precisamos deixar o Espírito Santo agir de verdade em nossa vida e fazer de nós pessoas novas”.

Organizada pela Comissão do Divino, grupo criado com o intuito de organizar a festa junto à paróquia, a celebração reúne fiéis de toda a região desde 1774, mesmo sendo interrompida por 75 anos, e resgatada no ano de 1998. A festa conta com Vigília, missas, manifestações culturais, procissões e coroação do imperador, além da participação de folias e congados.

 Neste ano a programação tem como tema central “A força que vem do Espírito Santo”. Veja:

Veja a programação completa: