Jubileu dos Sacerdotes reúne padres do mundo inteiro em Roma

A Igreja celebra nesta sexta-feira, 27, o dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Foi nesta data significativa que se concluiu, pela manhã, a programação do Jubileu dos Sacerdotes, iniciado na última quarta-feira, 25 de junho, em Roma. O evento que integra o calendário do Ano Santo 2025 reuniu presbíteros de diversos países para momentos de oração, formação e confraternização. Durante três dias, os participantes vivenciaram um itinerário espiritual marcado por catequeses, celebrações e peregrinação às Portas Santas.

A programação contou com momentos organizados especificamente para os brasileiros e outras atividades coordenadas pelos Dicastérios do Vaticano. Da Diocese de São João del-Rei, participam o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, além dos Padres: Álisson André Sacramento (Chanceler do Bispado), Jorge Wilson Carvalho Fonseca (Coordenador Diocesano de Pastoral), Marcos Alexandre Pereira (Representante Diocesano dos Presbíteros), Javé Domingos da Silva (Reitor da casa de formação do Seminário São Tiago), Elissandro José Campos de Carvalho (Reitor do Propedêutico do Seminário São Tiago), Domingos Sávio da Silva, Neidir Antônio Nogueira Vale, Antônio Carlos Trindade da Silva e Plínio Ataíde da Silva Almeida. Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo Diocesano de São João del-Rei, também se faz presente na peregrinação em Roma.

Segundo o Papa Leão XIV, a participação de tantos sacerdotes é uma verdadeira graça vinda de Deus. “No coração do ano santo, juntos queremos testemunhar que é possível ser sacerdotes felizes, porque Cristo nos chamou e fez de nós seus amigos. Uma graça que queremos acolher com gratidão e responsabilidade”.

Na quinta-feira, 26, os sacerdotes participaram de uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Lazzaro You, prefeito do Dicastério para o Clero. Em seguida, realizaram uma peregrinação jubilar às Portas Santas das Basílicas Papais, uma das experiências centrais propostas pelo Ano Santo. À noite, todos se reuniram novamente na Basílica de São Pedro para uma Vigília de Oração, presidida por dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização. A vigília incluiu testemunhos de um seminarista, um bispo e um sacerdote de diferentes partes do mundo.

O Jubileu dos Sacerdotes teve seu desfecho nesta sexta-feira, 27 de junho, com a celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Papa Leão XIV, também na Basílica de São Pedro. Durante a missa, o Papa ordenou 31 novos presbíteros provenientes de diversos países, entre eles Brasil, Itália, Índia, Angola, Nigéria, Vietnã e Ucrânia.

De acordo com o Papa, para um sacerdote se  tornar amigo de Cristo significa ser formado no relacionamento, não apenas em habilidades, e completou dizendo que a fraternidade é um estilo de vida essencial para os presbíteros.

“Formar sacerdotes amigos de Cristo significa formar homens capazes de amar, ouvir, rezar e servir juntos”, destacou o Santo Padre. Para isso, é preciso tomar todo o cuidado na preparação dos formadores, porque a eficácia de seu trabalho depende, antes de tudo, do exemplo de vida e da comunhão entre eles, finalizou.

Toda a programação foi organizada pelo Dicastério para o Clero e pelo Dicastério para a Evangelização, responsável pela preparação do Jubileu 2025. A iniciativa busca reforçar o espírito de comunhão e renovação espiritual do clero no caminho rumo ao Ano Santo, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”.

Uma experiência incrível e abençoada, como descreve Padre Álisson André Sacramento. “Tudo ocorreu em um clima de muita oração. Estamos em comunhão com todos os fiéis da nossa diocese São João del-Rei, nesses dias tão especiais, vivendo o Ano Santos aqui, em Roma. Na sequência da nossa peregrinação, iremos para Saragoça, em uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da nossa diocese, onde teremos a celebração da Santa Missa”.

Informações: Padre Álisson André Sacramento | vaticannews.v | CNBB