Um sopro do Espírito, um reencontro com Cristo, uma Igreja viva e jovem. Assim pode ser resumido o que foi vivido no último domingo, 3 de agosto, no Bote Fé 2.0, evento que reuniu cerca 5 mil jovens das dioceses de São João del-Rei, Juiz de Fora e Leopoldina para celebrar o Jubileu da Juventude da Província Eclesiástica, dentro do espírito do Ano Jubilar convocado pelo Papa Francisco.




O encontro aconteceu no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, em Juiz de Fora, e foi marcado por momentos intensos de oração, animação, comunhão e missão. Com uma programação pensada especialmente para o coração jovem, o evento deixou sua marca como um verdadeiro chamado à conversão, ao discipulado e à vivência da fé em comunidade.
Uma Igreja que caminha com os jovens
O Bote Fé 2.0 reviveu o espírito da primeira edição, realizada em 2013, como preparação para a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Agora, doze anos depois, o mesmo ardor missionário foi sentido com força: “A união dos jovens manifesta a catolicidade da Igreja; e uma Igreja jovem. A experiência que tive na organização desse evento foi a de perceber os seguidores de Jesus, cada um a seu modo de ser, buscando uma vivência de fé mais profunda que dê sentido de vida”, partilhou o seminarista Jonas, da Diocese de São João del-Rei.




A presença dos bispos da Província — Dom Gil Antônio Moreira e Dom José Eudes Campos do Nascimento — trouxe ainda mais beleza e autoridade pastoral ao encontro, reafirmando o compromisso da Igreja com sua juventude. Dom José, como Bispo Referencial para a Juventude do Regional Leste II da CNBB, levou uma palavra especial de esperança e coragem aos jovens, convocando-os a serem missionários e verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. A Capela do Sagrado Coração de Jesus, no local do evento, foi proclamada Capela Jubilar, possibilitando aos participantes alcançar a indulgência plenária, em profunda comunhão com a Igreja universal. Além disso, muitos jovens tiveram a oportunidade de se confessarem com os padres presentes no evento.
Jovens em missão: não voltamos iguais
Com momentos de música, louvor, pregação e Adoração ao Santíssimo Sacramento, o evento buscou tocar o coração de cada jovem presente, terminando com a Santa Missa às 15h. Grupos de diferentes paróquias da Diocese de São João del-Rei se organizaram e marcaram presença com entusiasmo e espírito de unidade. Para Mariana Costa, Assessora Jovem do Setor Juventude da Diocese, o Bote Fé 2.0 foi uma verdadeira renovação: “Ver as três dioceses da nossa província unidas, cheias de alegria e entusiasmo, mostra a força da nossa juventude. Eventos assim nos lembram que o jovem é parte viva da Igreja, busca a Deus e merece ser acolhido”.
Mariana também destacou o papel da presença dos pastores e da organização: “Foi muito bonito também perceber o apoio e a presença dos nossos bispos e padres assessores, que reforçam que juntos botamos fé na juventude. Deixo meu agradecimento a todos que se dedicaram para que o evento acontecesse, desde a organização até cada jovem presente”.




Com a presença de Olívia Ferreira, Art & Louvor, Bertrand Wadi, DJ Rapha e uma atração surpresa – que foi um show realizados pelos padre Robert (da Arquidiocese de Juiz de Fora) e pelo padre Wanderson (da Diocese de Leopoldina), o encontro foi também um verdadeiro festival de dons e expressões da fé. Mas, acima de tudo, foi um espaço de encontro com o Ressuscitado.
“O Bote Fé 2.0 foi um momento de graça”, reforçou o seminarista Jonas. A experiência da juventude católica da província reforça que a esperança da Igreja caminha de tênis, carrega mochilas e canta com alegria o nome de Jesus. As relíquias da Beata Isabel Cristina, da Beata Nhá Chica e do Beato Carlo Acutis estavam presentes, uma benção especial para todos os presentes.


Da nossa Diocese, além dos muitos jovens, estavam presentes os nossos seminaristas e, também, o padre Sérgio (padre assessor do Setor Juventude), padre Antônio Trindade e padre Bruno. Que os frutos desse encontro permaneçam vivos nos corações dos jovens e se transformem em passos concretos de evangelização, compromisso e santidade.
Contribuições: Seminarista Jonas e Mariana Costa
Fotos: Setor Juventude





























