Lavras acolhe 3º curso de Dirigentes de Emaús do Sudeste II

Entre os dias 13 a 15 de Março, no Recanto do Coração de Jesus, aconteceu o 3º curso de Dirigentes de Emaús. O evento foi organizado pelo Regional Sudeste II de Emaús que é composto pelos Secretariados de Juiz de Fora, Mariana, Valença/RJ, São João del-Rei e Subsecretariado de Lavras.

Com a presença de Jovens e adultos que elegeram esta linha pastoral para servirem à Igreja e a juventude, o curso de Dirigentes foi marcado pelos momentos de oração, Celebrações Eucarísticas e momentos de estudo sobre o Curso de Valores Humanos e Cristãos.

Seguindo a programação, houve também um aprofundamento sobre a Escola Missionária de Emaús que deve ser um ensino orgânico e sistemático, não algo improvisado, mas que siga um programa e alcance um fim determinado, que se concentre no essencial, formando assim lideranças cristãs jovens para atuarem nos Cursos de Emaús, nas paróquias e suas pastorais e nas comunidades.

“Durante o curso de dirigentes pude me encantar pelo amor a Cristo manifestado em cada explicação do curso, em cada ‘por que’ e ‘para que’ das ações desenvolvidas no curso de Emaús. Tudo tem um sentido bíblico e um valor cristão a ser aprendido, tanto para o cursista quanto para a equipe de trabalho. A juventude com certeza tem no movimento de Emaús um dos caminhos maravilhosos para conhecer Jesus Cristo,” revela Carla Regina, vice-presidente do Secretariado de São João del-Rei.

Estiveram presente coordenando este momento de estudo os membros do Secretariado Nacional de Emaús, Dom Eduardo Benes, arcebispo emérito de Sorocaba e presidente do Conselho Nacional de Emaús, Padre Ignácio Pilz, Diretor Espiritual Nacional do Emaús e Marcelo e Valeria Eira, André e Lisete Dameda, respectivamente Casal Presidente e Casal Vice-Presidente do Secretariado Nacional.

Também estiveram presentes os diretores espirituais dos diversos secretariados presentes como Padre Bolivar Vieira (Diretor Espiritual do Regional Sudeste II e do Secretariado de São João del Rei), Padre Odair José (Diretor Espiritual do Subsecretariado de Lavras) e os Diretores Espirituais dos Secretariados de Juiz de Fora e Valença, Padre Fernando e Padre Gétero.

“Estar com os missionários/caminheiros de Emaús é sempre uma experiência de sentir o coração arder, de caminhar ao lado do Cristo, de aprendizado, de partilhar o pão da Palavra e da Eucaristia. A Aldeia de Emaús é assim, podemos ter sotaques diferentes, costumes diferentes, mas sempre nos sentimos em casa” revela André Dameda, vice presidente do Secretariado Nacional.

No final do encontro o Bispo Diocesano, Dom José Eudes, que é caminheiro de Emaús e estava em visita pastoral na paróquia de São Sebastião, acompanhado dos Padres Neidir e Sílvio Firmo, fez uma breve visita, contou que fez o Curso de Emaús e, inclusive, já trabalhou na cozinha. O bispo conduziu uma benção a todos.

Informações: Secretariado de Emaús, Diocese de São João del-Rei

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).