Leigos concluem curso de Teologia em São João del-Rei

Procurar razões da própria fé e se inteirar da história e função da igreja, esse era o desejo de muitos leigos que se ingressaram no Curso de Teologia Pastoral, na Paróquia São Francisco de Assis, em São João del-Rei.

Realizado há 10 anos, o projeto oferece uma formação teológica básica, alicerçada na tradição, na Escritura e no Magistério para aqueles que desejam aprofundar a própria fé. Além de qualificar agentes de forma sistemática para os vários serviços nas comunidades e proporcionar aos participantes uma maior articulação entre a fé e compromisso social.

Com centenas de participantes, o curso chegou ao fim para cerca de 30 alunos, que percorreram os três anos de caminhada e estudo. “Após o Concílio Vaticano II os leigos estão sendo chamados a se formar e se informar, a dar razão à sua fé. A formação do leigo possibilita um melhor entendimento da Bíblia como Palavra inspirada e em seu contexto histórico, bem como da Igreja, da Liturgia e dos Sacramentos, promovendo um aprofundamento da fé”, explica Carmen Lúcia Calvo, uma das organizadoras do curso.

Durante todo o ano, sacerdotes, professores e leigos passaram pelo auditório Irmão Sol para partilhar temas, propor debates e oferecer informação. “O trabalho de vocês apenas começou, cada um é desafiado a ser multiplicador desse conhecimento. Vocês não estão prontos, a tarefa que vocês têm está inacabada. A formação teológica não é um troféu e sim, um instrumento de serviço no Reino de Deus”, destacou Frei Francisco Alexandre, durante a celebração de formatura.

O evento de conclusão ocorreu na segunda-feira, 09, e contou com missa, entrega de certificados e confraternização.

Fotos: Edson Maximo

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).