Já está disponível nas paróquias da diocesana o material para a tradicional Novena de Natal em Família. Assim como nos anos anteriores, a proposta é utilizar um livreto específico em comunhão com toda a Província que abrange São João del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora. Muitas paróquias aderiram o projeto e realizaram suas encomendas.
Segundo padre Lucas Alerson, membro da comissão da província para a elaboração do material, este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Diocese se organizou de forma diferente na preparação dos textos da Novena de Natal 2020. “Me juntei ao Padre Jorge Fonseca e ao Padre Túlio Costa na elaboração dos textos juntamente com leigos de nossas comunidades. Motivados por Dom José Eudes e pelo Padre Marcos Pereira, coordenador diocesano de pastoral, nos reunimos virtualmente com os respectivos grupos e montamos os textos de acordo com o esquema já conhecido de nosso povo. Por conta da pandemia, as orientações sugerem que a mesma não seja rezada pelos grupos pastorais nas comunidades e também por vizinhos. A orientação maior é que cada família, no contexto da Igreja Doméstica, se prepare para o Natal do Senhor celebrando a novena em família”, explica.
Sobre a temática geral, “Deus habita esta cidade”, retirado do Salmo 47,9 sugere a necessidade urgente de evangelização dos nossos ambientes urbanos. “Tal temática é abordada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e é o fio-condutor nas reflexões de cada dia da novena deste ano. Afirmar com o salmista que ‘Deus habita esta cidade’ é levar aos corações das pessoas a certeza de que a comunidade cristã, formada no seio de nossas cidades, é chamada por Deus a dar testemunho da partilha, da caridade, do amor a Jesus Cristo e à sua Palavra de vida. Que esta novena desperte em nossos corações o desejo de anunciar a presença de Cristo em nossa cultura urbana”.
Para o coordenador diocesano de pastoral, padre Marcos Pereira, a novena foi pensada para ser rezada em família, na própria casa, como uma forma de evitar aglomerações e ter um horário para reunir familiares e rezar. “É importante preparar bem o ambiente, ver o melhor horário para todos que moram na casa e fazer com que todos participem. A Novena de Natal é em Família. Preparar bem para celebrar bem o Natal do Senhor”, conclui.
Os livrinhos podem ser adquiridos na secretaria paroquial de cada paróquia. O material custa 2,00.