Livro de preparação para o matrimônio bate recorde com 50 mil exemplares

Publicado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar em agosto de 2016, o livro “Matrimônio: Encontros de Preparação”, de autoria do casal Karina e André Parreira, vem cumprindo seu papel na preparação dos noivos, proporcionando uma catequese matrimonial. Em menos de 3 anos, cerca de 50 mil casais já utilizaram o exemplar como recurso de formação.

Os dados vêm da própria Comissão Nacional que aponta um recorde nos materiais publicados pela editora, ficando atrás somente dos livretos Hora da Família e Hora da Vida. “Este número nos permite dizer que mais de 50 mil casais de língua portuguesa, pois o livro também circula em outros países, foram preparados para o Matrimônio através deste material. O Matrimônio é sacramento, necessita de conhecimento e discernimento. A melhor forma de se preparar é no formato de catecumenato, acompanhamento e amizade em pequenos grupos. A Igreja nos pede isso há 50 anos, o Papa Francisco vem reforçando este pedido e a catequese matrimonial é um passo firme nesta direção”, explica o casal André e Karina.

Questionados sobre o sucesso do livro, o casal indica três pontos: a fidelidade à doutrina do Matrimônio, temas relevantes ao cotidiano dos casais e linguagem simples. Explicam ainda que, de forma simples e direta, o livro oferece a discussão dos temas necessários e facilita o trabalho de casais que se disponham a acompanhar noivos, pois eles se tornam moderadores das reuniões e amigos dos noivos, ao invés de serem palestrantes.

E são muitos os testemunhos que o casal vem recebendo com a publicação, tanto de noivos quanto de agentes, sacerdotes e bispos. “São agentes que renovaram o próprio Matrimônio, casais que nunca haviam colaborado por não falar em público e fazer palestras, mas que passaram a colaborar, comunidades rurais que passaram a contar com a preparação, noivos que se engajaram na Pastoral Familiar após os encontros e outros que retornaram à Igreja através dos Encontros de Preparação”, explica Parreira.

O material apresenta encontros pedagogicamente organizados para serem realizados em pequenos grupos, com aprofundamento nos temas. Em cada encontro são propostas atividades como leituras, cruzadinhas, pesquisas e vídeos, todos com o objetivo de levar os noivos a ter uma boa reflexão sobre a decisão do Matrimônio e suas responsabilidades.

Acesse o Hotsite do livro ou compre na loja online.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).