MCC realiza assembleia eletiva do GED, Grupo Executivo Diocesano

Na manhã do último domingo, 26, representantes do Movimento de Cursilho da Cristandade (MCC) se reuniram na Paróquia senhor Bom Jesus de Matosinhos para assembleia eletiva do GED, Grupo Executivo Diocesano. O evento trabalhou a sinodalidade e o martírio como testemunho de fé.

Os Grupos Executivos Diocesanos (GED) são grupos constituídos por cristão responsáveis pelo MCC nas Dioceses, nas Regiões Pastorais em que está dividida a Igreja no Brasil, e no nível nacional. Dizem-se “executivos” pela tarefa que lhes é própria de “executar” as decisões e deliberações das Assembléias. Não são organismos de mando e não exercem qualquer poder, nem têm jurisdição sobre outros grupos. São, antes, sinais e promotores de comunhão e participação. “Todo ano acontece essas assembleias, mas as eleições acontecem em cada 3 anos”, explica o coordenador regional do movimento, Paulo Roberto Campos.

 

Para Wesley Carvalho, Vice coordenador regional do Cursilho, tal assembleia é importante e necessária para o desenvolvendo do trabalho na comunidade. “Nós precisamos viver as assembleias para viver as assembleias para manter a unidade do cursilho e da igreja católica, para que haja uma mesma dinâmica em todo o nacional frente ao nosso carisma que é evangelização de ambientes”.

 

 

Eleito pela Assembleia Diocesana do Movimento, de acordo com os respectivos Regimentos Internos e com o Estatuto do MCC, aprovado pela CNBB, cabe ao GED coordenar o MCC em sua Diocese. O carisma da coordenação constitui um verdadeiro ministério ou serviço que os responsáveis assumem em suas áreas. “Nossa expectativa é trabalhar o martírio, através das dificuldades que enfrentamos em nosso trabalho”, como explica o eleito, Milton José do Nascimento.

O MCC é um movimento da igreja católica fundado na Espanha em 1949 e se trata de um pequeno curso para formação de líderes para atuar na igreja católica. Tem como lema a evangelização dos ambientes, o que justifica o nome que significa “cursinho” na língua espanhola.