MCC realiza Ultreia Diocesana em Resende Costa

O Movimento de Cursilho da Diocese de São João del-Rei realizou no último domingo, 14, em Resende Costa, o “Ultreia Diocesana 2025”. Neste ano, o tema escolhido pelo Setor Resende Costa foi “Cursilho: Tecendo a Esperança” – inspiração nas tradições do tear resende-costense, que recorda a beleza do nosso movimento. O Cursilho é como tecer: unir retalhos, memórias e vidas, formando um grande tecido de fé, missão e entrega.

Ultreia no contexto do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) é um encontro de confraternização, formação e renovação da fé para cursilhistas, significando “ir mais adiante” ou “sempre avante”, fortalecendo os laços fraternos e o compromisso de evangelizar seus ambientes, geralmente envolvendo Missa, testemunhos e partilha de pão. É um “quarto dia” para manter viva a chama do Cursilho, celebrando a alegria de serem cristãos em meio ao mundo, com encontros mensais ou anuais em nível diocesano ou paroquial, focando na vida cristã e na missão. “Ultreia quer dizer avante, seguir em frente. Foi um momento importante. Cada cursilhista é um fio vivo, que colore, fortalece e sustenta o nosso caminhar comunitário”, pontua Liliane Muffato.

A programação teve início com a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Logo após, aconteceu uma passeata festiva da Igreja Matriz até o Espaço C&M, conduzida com música, alegria e espírito orante — um gesto público de testemunho e unidade. Seguindo o encontro, houve também um almoço festivo preparado com carinho para todos os participantes.

Ao longo do dia, os cursilhistas participaram de momentos marcantes de louvor, Adoração ao Santíssimo Sacramento, homenagem e com direito ao Ultreia Kids, um espaço dedicado às crianças.