Memorial Dom Lucas inaugura Exposição Fotográfica nesta quinta-feira, 16

O Memorial Dom Lucas Moreira Neves vai abrigar a partir desta quinta-feira, 16, a Exposição Fotográfica “Paixão por del Rey”, do artista são-joanese Marcos Luan. A cerimônia de abertura está prevista para às 20 horas e vai contar com apresentação musical do Coro da Orquestra Ribeiro Bastos.

Com o intuito de mostrar a rica tradição cultural das solenidades da Quaresma e Semana Santa a exposição fotográfica “a Paixão por del-Rei”  apresenta ao público a sensibilidade e a beleza captadas pelas lentes do jovem, em momentos muito particulares de devoção durante esses eventos religiosos.

 

“Os templos católicos da cidade del-Rei solenizam ritos e cerimônias no período quaresmal, ritualizados como advindos de Portugal, resquícios da época colonial. São João del-Rei, oriunda da exploração aurífera e sob forte influência do catolicismo, se muniu de irmandades e Ordens Terceiras que por meio de suas festividades ditavam o calendário da cidade”, pontua o artista.

Marcos Luan já é bem conhecido por seu trabalho nas celebrações da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Uma admiração que foi se encorpando dentro das peculiares tradições da cidade. “Desde muito novo eu gostava de ver as programações das festas que aconteciam na cidade e ficava encantado com as fotos ali encontradas. Passei a fotografar com uma câmera digital por volta de 2013 e, depois, passei a integrar a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Catedral. No entanto, acredito que o ponto de virada pra mim foi em 2016, quando, com equipamento melhor, pude captar ângulos e luzes diferentes. Venho, desde então, mostrar detalhes das cerimônias que ficam, até então, ‘escondidos’”.

A exposição é resultado da coletânea de fotos compreendidas entre o período de 2017 até os dias atuais, registradas pelo fotografo durante as solenidades em São João del-Rei e visa externar ao público os encantamentos desses momentos”.

O Memorial Dom Lucas Moreira Neves situa-se na Rua Getúlio Vargas, 52, no centro de São João del-Rei, em frente a Catedral do Pilar. Os horários de funcionamento são de Terça-feira a Sábado, de 10h as 17h. Aos domingos e Feriados, de 08h as 12h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo (32) 3372-2674.