Mês de setembro abre com festa da Padroeira em Resende Costa

Setembro chega com festa na cidade de Resende Costa. O primeiro dia do mês marca a celebração da padroeira do município, Nossa Senhora da Penha de França. A Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, tem a alegria de convidar a cidade e o município de Resende Costa, visitantes e devotos de Nossa Senhora da Penha, para as festividades em honra a sua padroeira.

Este ano o tema será: “Vocação, graça e missão! Com a Senhora da Penha, responder o chamado: ‘Faça-se em mim’.” O tema escolhido está em consonância com o terceiro ano vocacional do Brasil promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). “Queremos com este tema conscientizar sobre o que é vocação, despertando em nosso povo o desejo de responder SIM ao chamado de Deus, partindo do modelo de Maria: ‘Faça-se em mim'”, pontua o pároco, Padre Marcos Alexandre Pereira.

Segundo a tradição, a devoção ao título de Nossa Senhora da Penha de França surgiu por volta de 1434, quando o peregrino francês Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha, em razão de uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas. Na visão, a imagem aparecida cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.

Simão Vela, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra. Escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.

Construiu uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, e mais tarde ali foi construído um santuário no topo da Penha de França, no município de El Cabaco (Salamanca, Espanha).

A programação tem início nesta quarta-feira, 23, e segue até o dia 01º de setembro. Veja: