Mês de setembro abre com festa em Resende Costa

O primeiro dia do mês de setembro foi acolhido com festa pelos resende-costenses. A data marca o ápice das celebrações da padroeira do município, Nossa Senhora da Penha de França. Iniciado com novenário, a festa, este ano, teve como tema “Maria, Mãe da juventude e modelo da Igreja” e o lema: “Eis a serva do Senhor”, refletindo o “Sim” de Maria ao Anjos, seu discernimento da vocação e missão e sua Glória no Céu, como intercessora.

Conforme costume da comunidade, o dia se iniciou com Alvorada Festiva, na presença da Banda de Música Municipal Santa Cecília, além do repique dos sinos da Matriz. A missa solene contou com a participação da centenária Orquestra Mater Dei. O ponto forte da programação foi a tradicional procissão luminosa que percorre as ruas da cidades.

Na chegada houve repique de sinos, fogos de artifícios e os louvores da comunidade prestados à Mãe de Jesus. No interior da Matriz, o Coral Anjos de Deus também manifestou a devoção com uma bela homenagem musical. As festividades se findaram com uma benção especial.

Segundo a tradição, a devoção ao título de Nossa Senhora da Penha de França surgiu por volta de 1434, quando o peregrino francês Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha, em razão de uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas. Na visão, a imagem aparecida cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.

Simão Vela, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra. Escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).