Com o objetivo de proporcionar a integração e a formação dos líderes jovens da diocese para um melhor conhecimento e desempenho das suas funções nos grupos, além do aprendizado sobre a vida espiritual, o Setor Diocesano de Juventude promoveu nos dias 01 e 02 de agosto, o Encontro/Retiro e conectou com 110 dispositivos online para momentos de oração, aprendizado e partilha.
Neste ano o evento abordou a temática “Vida e Missão: Vivendo a Sinodalidade em tempos de isolamento social” e teve a duração remota de 02 horas por dia. No primeiro dia a programação contou com a participação do bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento.
Citando o documento 85 da CNBB sobre a juventude, os jovens como lugar teológico, Dom José destacou o interesse de Deus pelos jovens. “Deus fala em vós e por meio de vós. Desse modo, a Igreja quer escutar os jovens, naquilo que tem para contribuir na construção do Reino”, explicou.
Dom José ainda apresentou aos jovens algumas lições vivenciadas neste período de pandemia. Desde nos reconhecermos frágeis diante de um vírus aos bombardeios de Fake News, num momento tão difícil que sociedade enfrenta. “O Jovem não pode perder a alegria, tem que ter esperança, tem que ter fé, enfatizou.
Já no domingo, a reflexão foi conduzida pela Assessora Nacional da CNBB para a Juventude, Ir. Valéria Leal, destacando a Sinodalidade. “O papa quer chamar a atenção dos jovens ao seu protagonismo: Jovem evangelizando jovem e não descarta os outros nessa missão de evangelizar, todos são responsáveis por evangelizar. Os próprios jovens são agentes da pastoral juvenil, acompanhados e orientados mas livres para encontrar caminhos sempre novos, com criatividade e ousadia”, pontuou, seguindo a Exortação apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit do Papa Francisco.
Utilizando a tecnologia a seu favor, a religiosa provocou uma enquete virtual sobre a definição de Sinodalidade e Democracia. Ao todo, 79% dos participantes discordaram que que houvesse alguma semelhança na definição das palavras. “Na democracia há o voto da maioria ou consenso, já na sinodalidade somos convidados a caminhar juntos, a partir de um discernimento”.
Após o momento de perguntas via chat da transmissão houve a celebração da missa, direto da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Lavras, presidida pelo Padre Clayton Nogueira, assessor eclesiástico da juventude.
o próximo evento da juventude
Foi lançado nesta quarta-feira, 05, o subsídio do DNJ 2020 que, neste ano, terá como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), refletindo sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus.


Para isso a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa. Uma novidade deste ano é que o subsídio será gratuito. Os jovens terão mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude.
Na diocese de são joão del-rei o evento ser celebrado de forma online no último trimestre de 2020.
Apesar de impossibilitar eventos presenciais que sempre reúnem centenas ou até mesmo milhares de jovens nas dioceses de todo o país, a pandemia trouxe também uma nova concepção para o tema do DNJ desde ano, o valor inegociável da Vida.
Colaboração: Seminarista Juliano Henrique / Jovens Conectados






