Mesmo sem romarias, Nazareno festeja padroeira com missas e translado de imagem

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

“Neste ano de 2020, com o coração cheio de incertezas e angústias, somos convidados a nos firmar em Cristo Jesus, vindo de Maria, nossa salvação e nosso refúgio, Aquele onde podemos descansar nosso fardo diante dessa pandemia da COVID-19 que tem assolado nosso mundo. Meditando as virtudes de Maria, estaremos unidos em oração transformando nosso lar em uma Igreja doméstica revestida de esperança e de toda a graça que o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré sempre nos proporcionou”, destacou o pároco, padre Fabio Damasceno, no encarte da programação.

Como bons cristãos e cuidando da dignidade e da vida humana, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré seguiu as recomendações das autoridades sanitárias competentes e, de forma atípica, não recebeu as inúmeras romarias de fiéis e devotos da Virgem Maria, limitando o número de fiéis presentes no interior das celebrações.

Este ano a festa teve como tema “Maria de Nazaré, saúde dos enfermos”. “Que, pela intercessão da Virgem de Nazaré, Mãe da esperança e saúde dos enfermos, o Deus todo poderoso nos abençoe e nos guarde de todos os males nos dando forças para vencermos essa batalha, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo”, enfatiza o sacerdote.

Para o Dia Dedicado a Padroeira, 7 celebrações da santa missa foram realizadas no santuário. A primeira teve início às 5 horas e foi presidida pelo pároco e reitor. Já a celebração solene foi conduzida pelo Vigário Geral da Diocese, padre Geraldo Magela da Silva, ele que também é pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Todas as celebrações foram transmitidas ao vivo através do Facebook, do YouTube e das rádios.

Na parte da tarde houve, ainda, a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que saiu do santuário e percorreu várias ruas da cidade. No trajeto, muitas manifestações de fé e carinho foram realizadas pelos devotos, direto de suas residências.

A programação segue até a quinta-feira, com missa em honra a Santo Antônio e benção dos pães.

Imagens: Pascom Nazareno / santuarionsn.blogspot.com