Minduri encerra mês de junho com festa ao padroeiro

No mês de junho a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus, uma das expressões mais difundidas na vida eclesial. A devoção tem o amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. A festa é um convite a renovar a devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.

Na cidade de Minduri, sudoeste de Minas-Gerais, a devoção arrasta centenas de fiéis para celebrações de missas, novenário e procissões. Este ano, o ápice dos festejos foram celebrados no dia 28 e movimentou toda a cidade que o tem como padroeiro.

Logo cedo, os paroquianos puderam desfrutar de um saboroso café compartilhado na Igreja Matriz. Um momento de alegria e de forte entrosamento entre toda a comunidade. Além da confraternização, os fiéis puderam participar das celebrações eucarísticas,  homenagens e procissão, além de poder se consagrar ao Coração de Jesus. No fim da tarde houve a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Eudes Campos do Nascimento, seguida de procissão e benção do Santíssimo Sacramento.

“Com a graça de Deus concluímos mais uma festa do Sagrado Coração de Jesus. Foi a última sob a minha coordenação. Minha gratidão aos inúmeros irmãos e irmãs que se empenharam nessa festa”, destacou padre Javé Domingos que se despede da paróquia para exercer o cargo de Reitor do Seminário São Tiago, em Juiz de Fora.

Já no sábado a programação festiva se direcionou à mãe de Jesus e seu Imaculado Coração. A Festa, que é celebrada no dia seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, foi estabelecida pelo Papa Pio XII em 1944, alegando que “os dois corações são inseparáveis”

Pela manhã a comunidade participou de uma cavalgada e benção dos cavaleiros, amazonas e os animais. Houve recitação do terço, missa e procissão. A programação se findou no domingo, 30, com procissão motorizada, benção de veículos e show de prêmios.