A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (João 19,34). Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando uma conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia leva a contemplar o Coração de Jesus.
Na Diocese de São João del-Rei muitas paróquias realizaram missas e procissões em homenagem ao popular título de Jesus Cristo. Na cidade de Minduri, sudoeste de Minas-Gerais, a programação contou com missas, realização do Sacramento da Crisma e procissão da imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. Já no sábado, dia dedicado ao Imaculado Coração de Maria, também houve missa e procissão. A programação teve seu término no domingo, 18, com carreata, almoço nas barraca e o tradicional show de prêmios.
A devoção tem o amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. A festa é um convite a renovar a devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.
Celebração do Sacramento do Crisma
Além da programação festiva em homenagem ao padroeiro, a Paróquia de Minduri também realizou na última sexta-feira, 16, a celebração da Santa Missa e Sacramento do Crisma, presidida por Dom José Eudes Campos, Bispo Diocesano de São João del-Rei. Além do pároco de Minduri, Padre Rodrigo Coimbra Ladeira, a celebração contou com a presença do Padre Daniel Nicodemos Josino, Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião e de São João Batista, da cidade de Ingaí, e Padre Domingos Sávio, da Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, da cidade de Andrelândia.
Ao todo foram crismados 47 jovens e adolescentes preparados pela Catequese Paroquial.”Naquele momento, sendo ungida pelo Bispo, entrei em êxtase. Senti a presença transformadora do Espírito Santo agindo em meu ser”, destacou a crismanda, Helena Ribeiro.
Durante a missa, houve a homenagem e a Consagração ao padroeiro de Minduri, Sagrado Coração de Jesus, cuja festa solene se celebrou neste dia festivo. A missa foi bastante participada e alegre, reunindo os devotos do padroeiro e as famílias dos crismandos num só coração pulsante de fé e oração.
Colaboração e fotos: Aparecida Faraco | Pascom Minduri