No mês de junho a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus, uma das expressões mais difundidas na vida eclesial. A devoção tem o amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. A festa é um convite a renovar a devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.
O Coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário, o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34); diz a Liturgia que, “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor.
Na cidade de Minduri, sudoeste de Minas-Gerais, a festa tem início na quarta-feira, 15. Este ano a programação festiva conta com o tema “Com o Coração de Jesus, vivemos em comunhão, participação e missão. O ápice da festa será na sexta-feira, dia 24.
Veja a programação: