Missa de Cinzas reúne católicos nas igrejas da Diocese

A ultima quarta-feira, 01º, amanheceu com um ar diferente na região do Campo das Vertentes. Após os dias carnavalescos a Igreja deu início ao Tempo Quaresmal, um convite para a reflexão, oração, sacrifício e penitência. Na Diocese de São João del-Rei mais de 70 missas foram realizadas nas seis regiões forânias. Com início pela manhã, as celebrações reuniram milhares de fiéis.

12733397_768831729917356_910101809604602701_nDurante a celebração, os fiéis receberam sobre a cabeça as “cinzas”, como sinal de penitência e compromisso com a conversão, se comprometendo a viver mais intensamente com as práticas próprias do tempo da Quaresma: o jejum, a oração e a esmola. A Quaresma representa os 40 dias em preparação para a Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 16 de abril.

As cinzas utilizadas neste rito provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas, mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A data marcou também o lançamento da Campanha da Fraternidade. Este ano como o tema “Biomas e Defesa da Vida”. Confira como foi a celebração em algumas Paróquias da Diocese: