Missa do Crisma será celebrada neste sábado, 30, com Vigários Forâneos

Consagrar os santos óleos e renovar as promessas sacerdotais. A celebração da Missa do Crisma (ou da Unidade) é realizada anualmente na manhã da Quinta-Feira Santa como forma de celebrar a instituição dos Mandamentos do Amor, da Eucaristia e do Sacerdócio. Devido ao isolamento social e as demais formas de prevenção ao Coronavírus, a cerimônia não foi realizada no período da Semana Santa, mas reunirá os Vigários Forâneos neste sábado, 30, véspera de Pentecostes.

Segundo o Vigário Geral e pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela da Silva, o pedido para que a celebração acontecesse até o Solenidade de Pentecostes foi do Papa Francisco, durante a celebração ocorrida na Quinta-Feira Santa. “Hoje (dia 09 de abril) não há a Missa Crismal, espero que possamos tê-la antes de Pentecostes. Caso contrário, deveremos deixá-la para o próximo ano. Mas não posso deixar esta Missa passar sem me lembrar dos sacerdotes. Os sacerdotes que oferecem a vida pelo Senhor. Sacerdotes que são os servidores”, enfatizou o Pontífice.

Durante a celebração, o bispo abençoa os três óleos (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos) que serão usados pelos próximos meses no ano litúrgico. O óleo santo consiste em uma mistura de azeite extra virgem comum e essências de perfumes, sendo que cada uma das três fragrâncias são diferentes.

“Cancelar a missa não seria bom, pois nossas paróquias precisam dos Santos Óleos. Teremos seis padres representando todo o clero, pois não é possível que os demais padres venham, respeitando este período de distanciamento social. Os demais poderão acompanhar pelos meios de comunicação, renovando suas promessas sacerdotais. Será um momento muito bonito em que nossa Diocese estará unida de maneira espiritual. Queremos convidar a todos para acompanhar as transmissões, compartilhar, rezar conosco”, explica padre Geraldo.

A celebração vai ter início às 09h30, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, e será transmitida pela TV Campos de Minas, Rádio Emboabas FM 92,7 + Informação, Rádio São João del-Rei-AM, Rádio Tiradentes, mídias sociais da Catedral (YouTube e Facebook), site e YouTube da diocese.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).