Missa em Aparecida/SP marcará celebrações dos 60 anos do Seminário São Tiago

O Seminário São Tiago vai celebrar o aniversário de 60 anos da Instituição com missa festiva no Santuário Nacional de Aparecida/SP. A celebração vai acontecer nesta segunda-feira, dia 05, e vai contar com transmissão ao vivo pela TV Aparecida, às 09 horas. A missa vai ser presidida pelo bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Segundo o reitor do seminário, Padre Javé Domingos, a data é um grande momento celebrativo e marca grandes histórias. “No contexto das celebrações dos 60 anos do Seminário São Tiago estamos vivenciando a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Isso tem um sentido espiritual: peregrinar é um ato de fé, de devoção, de renovação interior. O local escolhido é muito especial, pois é a casa da Mãe Aparecida, coração espiritual do Brasil, onde seremos romeiros e devotos da Padroeira do Brasil”.

Para o sacerdote, esse evento também possui caráter humanizado e de integração, afinal, além de se tratar de um ato de fé, a peregrinação também se apresenta como uma oportunidade de convivência e de lazer para os seminaristas. “Se trata também de um passeio de comunhão fraterna e descanso de nossas atividades rotineiras. Com certeza é uma oportunidade de crescimento e um marco nas comemorações do Jubileu de Diamante de nosso Seminário São Tiago”, pontua.

A sua criação do Seminário São Tiago se deu no dia 29 de abril de 1962, por ato de Dom Delfim Ribeiro Guedes. Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo) gravado no brasão, a instituição busca mostrar que ali os jovens encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros portadores de Cristo.