Missa em Bento Rodrigues encerra Assembléia do Leste 2

O Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, os bispo do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padres e atingidos visitaram, nesta quinta-feira, 9 de junho, o distrito de Bento Rodrigues, devastado pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

DSC_0688-659x439Segundo dom Geraldo a presença do Núncio em Mariana é um grande ato. “Dom Giovanni está concretizando com gestos o que disse com a palavra e isso é muito significativo. E é bom sublinhar que ele faz isso como representante do Papa. E ele assim que aconteceu a tragédia informou ao Papa de tudo o que estava acontecendo aqui. O Papa Francisco tem informações precisas sobre todos esses acontecimentos por meio do Núncio Apostólico”, disse o arcebispo.

Essa ação fez parte da Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 CNBB, realizada nos dias 6 a 9 de junho, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG). Uma missa, presidida pelo Núncio, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, também compôs a programação.

DSC_0764“Nesse momento em que o Papa Francisco estava muito preocupado com a questão da Casa Comum, lança o documento chamado de Encíclica Laudato Si, ali ele coloca bem claro essa preocupação que a Igreja e todas as pessoas precisam ter com aquilo que está sendo destruído na natureza. Inclusive ele diz, se a gente não mudar de rumo com as nossas atitudes, grandes catástrofes vão acontecer e isso já está acontecendo. Então, eu creio que a presença do Núncio em Mariana vem fortalecer essa palavra do Papa Francisco”, afirma o arcebispo de Uberaba e presidente do Regional, dom Paulo Mendes Peixoto.

 

Assembleia

O tema central desta Assembleia foi “Casa Comum: ênfase em mineração” e a assessoria do tema ficou a cargo do grupo de pesquisa da PUC Minas, voltado para a questão da mineração no Brasil. Na ocasião foram debatidos e refletidos sobre outros assuntos, como uma Analise de Conjuntura, com a presença do procurador da República em Minas Gerais, promotor Dr. Eduardo Antonio Dias Netto Júnior, e uma apresentação do relatório do Projeto Igreja Irmãs do Regional Leste 2.

Da Diocese de São João del-Rei, participaram o bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart, e padre Marcos Alexandre Pereira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lavras.

Fonte: DACOM

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).